Trabalhadores do setor de abacaxi da Dole abrem centro comunitário graças à Fair Trade

By , in PR PR California on .

WESTLAKE VILLAGE, Califórnia–()–A Dole Food Company e a Fair Trade USA anunciaram conjuntamente hoje a inauguração de dois novos centros comunitários próximos às fazendas Muelle e Bosque da Dole na Costa Rica. Tudo isso foi possível graças às compras da Fair Trade realizadas nas lojas da Whole Foods Market, que geram rendimento adicional para que trabalhadores agrícolas do setor de abacaxi invistam nos projetos de sua preferência. Os primeiros eventos nos dois novos centros ocorreram nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017.

Para obter a certificação da Fair Trade, as fazendas devem aderir a rigorosos padrões sociais, ambientais e econômicos. Uma vez certificadas, seus trabalhadores agrícolas passam a obter recursos de desenvolvimento comunitário adicionais diretamente com cada compra realizada. Eles então votam para escolher como utilizar o dinheiro para suprir suas necessidades. Esse benefício econômico direto é o que torna a Fair Trade verdadeiramente única, e é um processo que exige tempo e dedicação para ser realizado. As fazendas receberam o selo Fair Trade Certified™ no segundo semestre de 2012, exigindo cerca de quatro anos de economias — conforme decidido pelos próprios trabalhadores — até a construção das novas instalações.

“Tive o privilégio de visitar pessoalmente esses centros comunitários e me senti comovido com a dedicação dos trabalhadores desse projeto e a qualidade das instalações”, declarou Ken Redding, diretor comercial da Fair Trade USA. “Trabalhando juntos, eles identificaram uma necessidade essencial, economizaram ao longo do tempo e investiram seus recursos obtidos com a Fair Trade em um projeto que servirá a suas comunidades durante décadas. Essa é a diferença que a Fair Trade faz no trabalho.”

Exemplos únicos no setor de frutas frescas, esses centros foram construídos para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e de todos das comunidades costa-riquenhas de Cutris em San Carlos e Guacimo em Limón.

“Essas instalações se tornaram uma realidade graças ao programa da Fair Trade USA”, reconheceu Renato Acuna, presidente do setor de frutas frescas da Dole para a América Latina. “Esta certificação reconhece que estamos nos dedicando para aumentar o empoderamento dos trabalhadores rurais, inclusive sua liderança, organização e o desenvolvimento econômico, e para assegurar condições de trabalho justas e métodos de produção ambientalmente responsáveis. Temos orgulho de ter este padrão.”

A Whole Foods Market também é um elemento fundamental dessa equação. Como a principal varejista e a única rede naciional de supermercados dos EUA a oferecer esses abacaxis com o selo Fair Trade Certified da Costa Rica, suas compras diretas possibilitaram o investimento. Além disso, esses abacaxis atendem à garantia Whole Trade da Whole Foods Market, que inclui um doação de 1% para a Whole Planet Foundation por cada compra realizada.

“A Whole Foods Market se orgulha de sua duradoura parceria com a Dole para compra de abacaxis com a garantia Whole Trade e certificados pela Fair Trade”, declarou Kevin Doty, coordenador sênior de produção da Whole Foods Market. “O retorno da Fair Trade gerado com a venda desses abacaxis gera um impacto positivo na vida de trabalhadores rurais, de suas famílias e comunidades. Temos a grande honra de fazer parte deste relacionamento tão especial e esperamos que programas como este tenham continuidade.”

A educação é uma necessidade comum de muitas comunidades agrícolas latino-americanas. O comitê da Fair Trade construiu anteriormente um centro educacional na fazenda La Virgen da Dole, em 2013. No total, 344 pessoas já se formaram pelo programa: 150 adultos em conhecimentos de informática, 80 crianças em língua inglesa e conhecimentos de informática, 52 adultos em língua inglesa, 26 mulheres em aptidão para o trabalho como manicure/pedicure, 20 em aulas de artesanato, 12 em reparo de motocicletas e 4 adultos capacitados para ler e escrever por um programa de alfabetização. Atualmente, outras 263 pessoas estão realizando diversos cursos, inclusive um programa de ensino médio para adultos, de língua inglesa, conhecimentos de informática (Word/Excel), artesanato (costura e cerâmica) e manicure/pedicure. 18 crianças estão frequentando aulas de inglês e informática.

Além de salas de aula e de informática, a fazenda de abacaxis orgânicos em La Virgen conta com uma instalação esportiva, também construída graças às compras da Fair Trade. Essas instalações foram um poderoso acréscimo para a vida da comunidade.

Há projetos para a futura construção de estruturas esportivas semelhantes nos centros em apoio às comunidades agrícolas de Muelle e Bosque.

Sobre a Dole Food Company

A Dole Food Company, Inc. é uma das maiores produtoras e comerciantes mundiais de frutas e legumes frescos de alta qualidade. A Dole lidera o mercado em muitos dos produtos que vende e também em pesquisa e educação nutricional. Para mais informações, acesse www.dole.com.

Sobre a Fair Trade USA

A Fair Trade USA é uma organização sem fins lucrativos que promove meios de subsistência sustentáveis para produtores e trabalhadores rurais, protege ecossistemas frágeis e desenvolve cadeias de abastecimento vigorosas e transparentes por meio de um processo de certificação independente e externo. Seu selo Fair Trade Certified™ certifica que rigorosos padrões foram atendidos na produção, comercialização e promoção de produtos Fair Trade provenientes de mais de 80 países de todo o mundo. Reconhecida como um empreendimento social de grande destaque pela Clinton Global Initiative, a Skoll Foundation e a Ashoka, a Fair Trade USA também oferece programas de capacitação essenciais nos locais de produção e educa os consumidores sobre o poder que suas compras exercem. Acesse www.FairTradeCertified.org para obter mais informações.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

The following two tabs change content below.
Sarah Thompson

Sarah Thompson

Sarah is a financial reporter, focusing on technology, national security, and policing. Before joining Daily Telescope she worked as a staff writer at Fast Company and spent two years as a foreign correspondent in Turkey. Her work has been published in Al Jazeera America, The Nation, Vice News, Motherboard, and many other outlets.
%d bloggers like this: